Píer colapsa e é arrastado para o oceano após forte tempestade na Califórnia; veja FOTOS
24/12/2024
Tempestade causou inundações no estado norte-americano, matando uma pessoa. Serviço de meteorologia dos Estados Unidos soltou um alerta para ondas "grandes e perigosas de até 10,7 metros" nesta terça-feira (24). Píer de Santa Cruz, na Califórnia, danificado pela forte tempestade que atingiu o estado na última segunda-feira (23).
Nic Coury/ AP Photo
Uma forte tempestade atingiu a costa central da Califórnia, nos Estados Unidos, na última segunda-feira (23), causando inundações e ondas altas no estado. Veja fotos ao final da reportagem.
Com a força do vento e da chuva, em Santa Cruz, na Califórnia, um píer foi parcialmente destruído e arrastado para o oceano, levando três pessoas consigo — duas foram resgatadas por salva-vidas e a terceira conseguiu nadar de volta para a praia, em segurança.
De acordo com o prefeito da cidade de Santa Cruz, Fred Keeley, a estrutura do píer havia sido danificada ao longo do tempo e estava no meio de uma reforma de US$ 4 milhões (R$ 24,6 milhões) após ter sido atingida pelas tempestades vistas na Califórnia no início deste ano.
"Estamos prevendo que o que está vindo em nossa direção é mais sério do que o que já aconteceu", disse o prefeito na tarde de segunda-feira.
O chefe do Departamento de Parques e Recreação de Santa Cruz, Tony Elliot, estimou que cerca de 45 metros da ponta do píer caiu na água. A estrutura foi imediatamente evacuada e deve permanecer fechada por tempo indeterminado.
Uma parte do píer, que incluía uma estrutura com banheiros públicos e um restaurante, flutuou cerca de 800 metros pelo oceano e se encravou no fundo do Rio San Lorenzo.
Parte do píer que incluía uma estrutura com banheiros públicos flutuou 800 metros pelo oceano e se fincou no Rio San Lourenzo, em Santa Cruz, na Califórnia.
Nic Coury/ AP Photo
Segundo o prefeito, algumas das estacas do píer ainda estão no oceano e continuam sendo "riscos sérios" para os barcos". As estacas são pesadas e estariam ainda sendo empurradas pelas fortes ondas que atingem a região.
As autoridades norte-americanas ainda informaram que os primeiros socorristas foram chamados para Sunset State Beach, um parque estadual, para resgatar um homem que havia sido levado por uma forte onda e ficado preso sob escombros na região. Ele não sobreviveu.
Além disso, outro homem estava desaparecido após ter sido arrastado para o mar, na Marina State Beach. A força das ondas e das correntezas forçaram as autoridades a encerrar as buscas.
A expectativa era a de que a tempestade trouxesse ventos com força de furacão e ondas de até 18 metros na última segunda-feira. Algumas cidades da Califórnia ordenaram que casas e hotéis à beira-mar fossem evacuados, após meteorologistas indicarem que as ondas causadas pela tempestade continuariam a piorar ao longo do dia.
Nesta terça-feira (24), véspera de Natal, o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos alertou que novas ondas "grandes e perigosas, de até 10,7 metros" poderiam acontecer. O alerta está em vigor até às 23h (horário de Brasília).
O alerta enviado a moradores da região nesta manhã alertava as pessoas a evitarem "todas as praias, incluindo áreas de observação costeira, como rochas, cais e penhascos."
"Grandes ondas podem varrer a praia sem aviso, puxando pessoas para o mar", disse o órgão em boletim oficial.
Veja fotos dos impactos da tempestade em Santa Cruz
Tempestade atinge costa central da Califórnia
Forte tempestade atinge grande parte da Califórnia